Flecha Voltar pra home Logo tem cara de golpe
abc da segurança
Informe-se sobre os golpes e aproveite para compartilhar. Quanto mais pessoas souberem se prevenir,
mais difícil será a ação dos golpistas.
IMG-Golpe da Falsa Central de Atendimento
Conhece alguém que precisa saber mais
sobre este tipo de golpe?
Envie essa informação.

Golpe da falsa central de atendimento

Para cair, basta uma ligação e uma história bem-contada.

Seu telefone toca e, do outro lado da linha, a pessoa se apresenta como funcionária de um banco que você é cliente. O golpista, muitas vezes em tom cordial, diz que identificou uma movimentação suspeita para te convencer de que a sua segurança está em risco.

Os argumentos vêm sempre em tom de urgência.

O suposto atendente usa um tom alarmista para avisar sobre tentativas de golpe, como clonagem de cartão, transação não reconhecida, falha em uma operação que precisa ser refeita etc. A partir daí, vai usar seus dados para limpar sua conta ou comprar com seu cartão.

Saiba como se prevenir:

  • Nunca compartilhe dados pessoais.
  • Desconfie de ligações com pedidos urgentes.
  • Cuidado com links maliciosos disfarçados de atualização.
  • Lembre-se de que nenhum banco liga para o cliente, pedindo informações pessoais.
  • Se estranhar o papo, desligue na hora.

Aconteceu com você?

  • Comunique ao seu banco, o quanto antes, pelos canais oficiais de atendimento.
  • Bloqueie os serviços financeiros e contas que possam ser acessadas com as informações que você deu.
  • Registre uma reclamação junto à empresa envolvida.
  • Denuncie a tentativa de golpe às autoridades competentes, como polícia ou órgãos de
    proteção ao consumidor.
Compartilhe essas informações e proteja quem você quer bem.
Conheça outros golpes e as regras básicas para escapar deles.
Ir para o topo